Isenção do IR é esperança do governo Lula para evitar desaceleração econômica em 2026
O Ministério da Fazenda reduziu a projeção de crescimento de 2025 de 2,5% para 2,3%, mas manteve a estimativa para o próximo ano, em 2,4%. A justificativa é que reforma tributária da renda pode atenuar o impacto do maior endividamento no consumo ao elevar a renda disponível da população de menor renda
compartilhe
Siga noO governo Luiz Inácio Lula da Silva aposta todas as fixas na aprovação pelo Congresso do aumento da isenção de IR (Imposto de Renda) para R$ 5.000 para manter o consumo em alta no próximo ano e evitar uma desaceleração econômica em 2026. Essa esperança foi formalizada no Boletim Macro Fiscal, divulgado nesta quinta-feira, 11, pela SPE (Secretaria de Política Econômica) do Ministério da Fazenda.
Para 2025, a pasta reduziu a projeção para a alta do PIB (Produto Interno Bruto) de 2025 de 2,5% para 2,3%. Para 2026, entretanto, a estimativa foi mantida em 2,4%.
“Apesar da revisão para baixo no crescimento esperado para 2025, a expansão projetada para o PIB de 2026 permaneceu em 2,4%. No ano, a política monetária deverá seguir em patamar ainda restritivo, impactando o consumo e investimento em meio à inadimplência já elevada. A reforma tributária da renda pode atenuar o impacto do maior endividamento no consumo ao elevar a renda disponível da população de menor renda”, informou a SPE.