Internacional

Rubio viajará a Israel no fim de semana para reforçar apoio dos EUA

Publicidade
Carregando...

O chefe da diplomacia americana, Marco Rubio, viajará no sábado a Israel para garantir o apoio dos Estados Unidos antes que vários países apresentem na ONU sua iniciativa para reconhecer um Estado palestino, anunciou nesta sexta-feira (12) o Departamento de Estado. 

Rubio fará a visita apesar de o presidente Donald Trump ter demonstrado insatisfação pelo ataque israelense contra líderes do movimento islamista palestino Hamas no Catar, aliado dos Estados Unidos no Oriente Médio. 

O secretário de Estado discutirá com os líderes israelenses sobre o "compromisso (dos Estados Unidos) de enfrentar as ações anti-Israel, incluindo o reconhecimento unilateral de um Estado palestino, que recompensa o terrorismo do Hamas", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Pigott. 

Rubio reforçará o apoio dado por Washington à segurança de Israel, acrescentou o porta-voz em um comunicado. 

"Ele também destacará nossos objetivos compartilhados: garantir que o Hamas não governe Gaza novamente e trazer de volta todos os reféns", acrescentou, indicando que Marco Rubio se reunirá com famílias de reféns. 

Das 251 pessoas sequestradas em 7 de outubro de 2023 no ataque do Hamas ao território israelense, 49 permanecem cativas em Gaza, das quais 27 são presumidas mortas. 

O comunicado do Departamento de Estado não menciona os ataques israelenses no Catar, cujo primeiro-ministro, Mohamed bin Abdulrahman Al Thani, se reunirá nesta sexta-feira com Rubio em Washington. 

O ataque sem precedentes realizado na terça-feira por Israel foi dirigido contra líderes do Hamas reunidos em um complexo residencial no coração de Doha, capital do Catar, país mediador nas negociações por um cessar-fogo na Faixa de Gaza. 

Trump classificou o ataque como infeliz e disse que os Estados Unidos ficaram sabendo tarde demais para impedir. 

A ofensiva foi condenada na quinta-feira pelo Conselho de Segurança da ONU, que, no entanto, não mencionou Israel em sua declaração.

sct/bjt/nn/mar/ad/mr/jc/aa

Tópicos relacionados:

conflito diplomacia israel palestinos

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay