Prefeitura de BH nomeia 500 guardas municipais
Concurso de 2019 reservou 20% das vagas para mulheres, ampliando a participação feminina na corporação
compartilhe
Siga noA Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nomeou 500 novos guardas municipais que prestaram concurso em 2019. A informação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), nessa quarta-feira (10/9).
Dentre os aprovados, estão 100 mulheres e 400 homens. Atualmente, a Guarda Civil Municipal (GCM) conta com 2.492 agentes em atividade, sendo 168 mulheres e 2.324 homens. Com a nova nomeação, o efetivo passará a ter 2.992 integrantes.
Leia Mais
Os novos agentes vão compor a corporação, seguindo o planejamento estratégico adotado pela PBH de ampliar a presença da Guarda nas ruas, especialmente nos principais centros comerciais e turísticos e em regiões com grande circulação de pessoas.
Pela primeira vez, a participação feminina na GCM teve um avanço e representou 20% das vagas reservadas – um aumento significativo comparado aos 5% definidos antes. A mudança ocorreu devido à Lei nº 11.153/2019, que garante o aumento de vagas destinadas a mulheres.
Anúncio
No dia 8 de agosto, o prefeito de BH, Álvaro Damião (União Brasil), fez o anúncio da convocação dos 500 agentes, mas informou que não havia data para a nomeação. Na ocasião, também foram anunciadas 500 novas armas de choque disponibilizadas para a tropa, compartimentos para detentos em viaturas e um investimento de cerca de R$ 5 milhões em equipamentos.
Segundo Damião, a segurança pública é um dos pilares da capital mineira e Belo Horizonte tem a melhor guarda municipal do país, na visão dele. A incorporação de novos agentes reforça o compromisso com a segurança da cidade.
"Tem que dar sensação de segurança. O político não basta ser honesto, precisa aparentar ser honesto. Não basta dar segurança, temos que dar sensação de segurança", disse o prefeito na ocasião.
Além dos 545 tasers, foram disponibilizadas novas viaturas com compartimento para presos e grades de proteção, novas bicicletas equipadas com câmeras de alta tecnologia e reconhecimento facial, e câmeras para monitoramento em diversos locais da cidade.
O concurso
Próximo ao vencimento, os aprovados só poderiam ser convocados até dezembro. Damião lamentou que os guardas tenham ficado tanto tempo sem serem chamados. Conforme o prefeito, é muito triste passar em um concurso em 2019 e não ser chamado depois de tantos anos.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
O resultado da prova saiu em 2019 e a primeira homologação foi no dia 5 de agosto de 2020, com validade de dois anos. No entanto, no mesmo dia, a PBH suspendeu o prazo de validade, sem explicar o motivo. O prazo foi prorrogado em dezembro de 2023 por mais dois anos, com vencimento final para dezembro deste ano.